Acto médico – dentário que, através de aparelhos colocados na boca/dentes, vai intervir na estrutura óssea e dentária, com a finalidade de alinhar e corrigir os dentes na arcada dentária.
Ortodontia Fixa e Removível
1 – O que é a ortodontia?
É um acto médico – dentário que, através de aparelhos colocados na boca/dentes, vai intervir na estrutura óssea e dentária, com a finalidade de alinhar e corrigir os dentes na arcada dentária.
2 – Como são constituídos?
Podem ser removíveis, constituídos por acrílico e arames próprios modelados para o efeito, ou fixos aos dentes através de brackets e bandas (aneis).
3 – Para que servem?
Os aparelhos removíveis: Servem para corrigir ligeiras alterações e normalmente são usados como ortodontia interceptiva.
Os aparelhos fixos: Raramente são usados como ortodontia interceptiva e são usados para correcção definitiva dos dentes e arcadas.
4 – Como funciona?
Nos aparelhos removíveis utilizando “molas” , “ansas” e parafusos colocados no aparelho actuam na direcção que se pretende movimentar os dentes ou arcada. Os aparelhos fixos actuam tridimensionalmente alinhando, nivelando e expandindo a arcada conforme as forças aplicadas.
5 – Importante
Considerando que os aparelhos, fixos ou removíveis, actuam permanentemente nas arcadas e dentes é exigivél que se faça o control dos mesmos periódicamente. As forças aplicadas nos aparelhos sem control pode levar à perda dos dentes ou expansão exagerada das arcadas com difícil recuperação.
6 – Quais os cuidados a ter com os aparelhos:
A) – Com o aparelho removível:
1) Não retirar o aparelho da boca a não ser para fazer higiene.
2) Escovar 3 vezes por dia os dentes conforme as instruções recebidas no dia da colocação, nas faces vestibulares, palatinas e oclusais.
3) Escovar o aparelho cuidadosamente com a pasta dentífrica por todo o aparelho.
4) Não tentar ajustar o Arco nem as molas. Se empenarem consultar o médico
b) Com o aparelho fixo:
1) – Escovar 3 vezes por dia da mesma forma como o usual.
2) – Aplicar e escovilhão entre os dentes por forma a eliminar os resíduos de alimentos impactados entre as brackets.
3) – Sempre que comer, lavar sempre os dentes.
4) – Completar a higiene com um bochecho de elíxir dentário, de preferência fluoretado.
5) – No caso do aparelho removível nunca “embrulhar” o aparelho no guardanapo em casa ou restaurante.
– 90% dos casos de perda do aparelho são por este motivo.
– Para complemento da higiene nos aparelhos fixos, usar aparelho de jacto de água.
7 – Quanto tempo são usados os aparelhos?
Antes da colocação dos aparelhos precede-se ao estudo com previsão dos tempos de tratamento. Cada caso é diferente o tempo de tratamento depende das anomalias a corrigir, da colaboração e comparência ás consultas.
8 – A correção resulta sempre?
Normalmente resulta se houver bom planeamento e colaboração do paciente. Poderá no entanto haver ligeiras recidivas devido a forças músculares incontroláveis, ou hábitos adquiridos pelo paciente que obriguem as peças dentárias a movimentarem-se. Nos hábitos mais frequentes, destacam-se o roer as unhas, morder esferográficas, tiques da língua, interposição dos lábios entre os dentes, etc.
1) – A colocação de aparelhos de contenção e sua vigilância é fundamental para controlar a essas anomalias. Uma das causas mais relevantes da movimentação das peças dentárias são o desenvolvimento, a impactação, e a erupção distópica dos dentes do siso.
2) – Os dentes do siso desenvolvem-se com mais incidência a partir dos 14 anos. Quando se desenvolvem normalmente não têm espaço. Assim e como a natureza tenta que a erupção se efectue, não havendo espaço, empurram os já erupcionados com o risco de apinhamento, rotação e desalinhamento dos já corrigidos. A extracção dos sisos é um acto profilático e de descompressão das Arcadas que se deve efectuar antes de terminar a contenção ortodôntica.
Antes da colocação dos aparelhos precede-se ao estudo com previsão dos tempos de tratamento. Cada caso é diferente o tempo de tratamento depende das anomalias a corrigir, da colaboração e comparência ás consultas.